sábado, 29 de maio de 2010

“Os Brics e a ameaça a nova ordem econômica mundial”



Ola caros amigos;

O que representa a sigla "BRIC" ?

Segundo o economista Jim O’Neill, do banco Goldman Sachs, os países apelidados por ele como “Bric” (Brasil, Rússia, Índia e China), terão até 2050 mais peso econômico que as sete nações mais ricas atualmente. Esta sigla ganhou força e forma, e esta seguindo as projeções feitas pelo economista. Foi realizada no Brasil no primeiro semestre de 2010, a segunda reunião oficial dos “Bric’s”, onde foram discutidos entre outros assuntos, os rumos e prioridades dos mesmos nas questões globais, a crise financeira e uma maior representatividade nos fórum mundiais.

Depois da recente crise financeira mundial, os países do Bric, estão ganhando força e notoriedade, pois são os países que mais estão contribuindo com a retomada do crescimento e do consumo mundial, juntos o Bric responde por 40% da população mundial, 28% do território e quase 25% das riquezas de todo o globo, e tendo este enorme conjunto, são hoje o maior promessa a nova ordem econômica mundial.

Os desafios são muitos: diminuir a miséria em seus países, investir em infra-estrutura e diminuir a violência, estes são apenas alguns dos inúmeros problemas crônicos que essas nações enfrentam atualmente, e é também o maior desafio para que realmente se consolidem no cenário econômico mundial.

O Brasil esta fazendo a sua parte, diminuindo a pobreza e aliando crescimento econômico com distribuição de renda, ainda existe uma enorme carência de investimento em infra-estrutura no país, a que o governo vem tentando diminuir com programas nacionais como o “PAC”. Nas próximas décadas veremos se esta tendência mundial será realmente consolidada.

Jefferson V. Curcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário